Empossada nova diretoria da APEB

Foi empossada, na noite da última terça-feira (12/01), no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, a nova diretoria da APEB para o triênio 2016-2018, formada pelo presidente eleito, procurador baiano Roberto Figueiredo, sua vice, Cristiane Guimarães, secretário-geral, Lafayette Pondé, diretor-financeiro, Roque Vaz, diretora de Inativos e Pensionistas, Alba Freire, e diretora Social e de Divulgação, Marcela Capachi.

Na ocasião, também tomaram posse os membros do Conselho de Ética, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia da APEB.

Advogados, procuradores de Estado, representantes de órgãos públicos, autoridades políticas e familiares dos empossados assistiram à solenidade, aberta com o discurso de despedida do presidente da entidade no biênio 2014-2015, Marcos Sampaio: “Sinto-me feliz, porque encerro a jornada com a certeza de que fiz o melhor que podia. Durante minha gestão, descobri que as instituições são sempre maiores que os personalismos e que os êxitos só são alcançados com a ajuda do próximo. E foi junto com os associados que forjamos a APEB, que, agora, segue em rumo de novos sonhos com a gestão do colega Roberto Figueiredo”.

Além de Sampaio e de Figueiredo, estiveram presentes à mesa de cerimônia o vice-presidente da APEB no biênio 2014-2015, Paulo Borba, que dirigiu a posse; o presidente da ANAPE, Marcello Terto; a procuradora-geral adjunta, Luciane Croda, representando o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno; o presidente da OAB-BA e procurador do Estado, Luiz Viana Queiroz; além de representantes do TJ/BA, do TRT, do MP/BA e da DP/BA.

“Esperamos que a nova diretoria seja tão profícua quanto a que encerra o mandato hoje, sob a gestão do querido colega que tão bem conduziu a entidade, Marcos Sampaio. De antemão, quero dizer que a OAB-BA sente-se convocada a lutar, do ponto de vista corporativo, pela nomeação de novos procuradores e pela viabilização do diálogo entre as sociedades civil e política. Esperamos poder contar com os novos diretores nessa jornada”, destacou Luiz Viana.

Em nome da ANAPE, Marcello Terto falou sobre a importância da APEB no cenário nacional e parabenizou antiga e nova diretorias: “Esta associação sempre foi importante na defesa da democracia e dos valores republicanos. E, presidindo a entidade nos últimos dois anos, meu amigo Marcos Sampaio sempre se mostrou confiante na defesa dos direitos dos procuradores. Do mesmo modo, o colega Roberto Figueiredo assume, agora, a responsabilidade de lutar pelos interesses do Estado e legitimar as ações em defesa da classe”, pontuou.

Após os discursos, representando a nova diretoria, o presidente Roberto Figueiredo assinou o termo de posse e falou sobre sua expectativa para os próximos anos: “Faremos uma gestão constitucionalista, sem vínculo a nenhum partido político. Além disso, teremos como metas tornar o procurador do Estado mais conhecido entre a sociedade, fortalecer a independência da classe, a ampliação do quadro de pessoal da PGE/BA e exigir a nomeação de novos procuradores. Também apoiaremos o associado na vigência do novo CPC e lutaremos para defender as PECs 82 e 443 e derrubar a PEC 23 ”, disse.

Estiveram presentes à solenidade 15 representantes de Associações de Procuradores de outros Estados, a exemplo de Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

A posse foi encerrada com um coquetel, no Café Teatro Rubi, no Sheraton Hotel.