Comissão de senadores analisa relatório sobre o novo CPC

O relatório sobre emendas ao projeto do novo Código de Processo Civil foi tema, nesta quinta-feira (27/11), de sessão da comissão especial de senadores. Na reunião, os parlamentares apenas puderam suprimir dispositivos incluídos pelos deputados e realizar ajustes de redação no documento, cuja autoria é do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Elaborado, originalmente, a partir de um anteprojeto apresentado por uma comissão de juristas instituída pelo então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o código deverá ser votado pela comissão na sessão da próxima quinta-feira (4/12), seguindo para decisão final no Plenário do Senado.


Curso CPC
Para atualizar seus associados quanto às mudanças que serão geradas pelo novo CPC, a APEB promoveu, entre agosto e novembro deste ano, o curso “Panorama das principais inovações do futuro Código de Processo Civil”. Desenvolvida em cinco aulas, a iniciativa, segundo o presidente Marcos Sampaio, serviu para “dar a oportunidade aos procuradores de começarem a perceber a dimensão das alterações que estão por vir e que vão impactar na vida do advogado público”.

Entre as principais alterações, três foram destacas por palestrantes do curso: “A primeira é a preocupação em construir um processo mais democrático. A segunda é a modernização geral do sistema e a terceira é a construção de um sistema de produção das decisões judiciais a partir de precedentes”, afirmou Alexandre Câmara, desembargador do TJ/RJ.