Advocacia Pública debate aprovação da PEC 82 e sanção do novo CPC

A aprovação da PEC 82/07, que trata da autonomia administrativa, orçamentária e financeira da advocacia pública, e a sanção do novo Código de Processo Civil (CPC) foram temas da primeira reunião realizada pelas entidades representativas da advocacia pública federal e estadual, na última quarta-feira (21/01).

Aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o projeto do novo CPC será encaminhado à Presidência da República, para sanção, nos próximos dias. No texto, encontra-se o § 19 do art. 85, segundo o qual “Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência nos termos da lei”. A expectativa das entidades é que a presidente Dilma Roussef sancione o dispositivo, reconhecendo a importância da advocacia pública para o Estado e para a sociedade. O Conselho Federal da OAB e as seccionais da Ordem já manifestaram apoio às entidades.

“O § 19 do art. 85 é questão já pacificada no âmbito dos tribunais. Vários Estados e Municípios disciplinam a distribuição da verba honorária de sucumbência atualmente e, no âmbito da união e das demais unidades federadas que ainda não regulamentaram a matéria, dependerá de lei de iniciativa do Executivo. Além disso, os honorários de sucumbência representam o reconhecimento da eficiência da atividade dos advogados públicos, que são profissionais da advocacia inscritos na OAB”, destacou o presidente da ANAPE, Marcello Terto.

Em relação à aprovação da PEC 82/07, as entidades definiram que será retomada a campanha do Movimento Nacional Pela Advocacia Pública, em um ato público a ser realizado na semana do Dia Nacional da Advocacia Pública, no dia 7 de março.