APEB promove campanha a favor do Dia Mundial da Não-Violência

Com o objetivo de alertar a população baiana para o combate à violência e estímulo à tolerância, a Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB) lança campanha de conscientização a favor do Dia Mundial da Não-Violência, comemorado hoje (30/01). Durante todo o dia, a APEB irá distribuir laços brancos, em alusão à paz, para procuradores e funcionários. A iniciativa, idealizada pelo presidente da associação, Marcos Sampaio, contará com a presença do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, e de todos os novos gestores da Procuradoria Geral do Estado, que, em visita à associação nesta sexta-feira, participarão do lançamento da campanha.

“Nossa idéia é mobilizar a classe em prol da paz. Os atuais dados brasileiros são alarmantes. Só em 2012, segundo o último Mapa da Violência, foram registradas 56.337 mortes no país, o maior número desde 1980. Isto sem falar nos demais tipos de agressão, como a doméstica, a psicológica e a sexual. Não dá para continuar assim. A APEB entende que faz parte do seu dever institucional ajudar a conscientizar a população acerca do combate à violência e promoção da paz. Se cada um fizer o mínimo possível para reverter esta situação, com certeza, teremos um mundo bem melhor”, destacou Marcos Sampaio.

Dia Mundial da Não-Violência
O dia 30 de janeiro foi proclamado pela ONU como o Dia da Não-Violência, em homenagem ao legado do ativista da paz indiano, Mahatma Gandhi, cujo assassinato ocorreu nesta data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa não-governamental e independente no âmbito mais geral da educação para a paz, da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos. No Brasil, a data é lembrada por escolas, instituições públicas e privadas, ONGs e, mais recentemente, pelo Ministério da Saúde, que aproveita o dia para conscientizar a população sobre a importância de se combater todos os tipos de violência.