Campanha a favor da PEC 82/07 será relançada

O ato de relançamento da campanha da PEC 82/07, que trata da autonomia da advocacia pública, será realizado na próxima terça-feira (03/03) a partir das 15h, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Com a presença de advogados públicos de todo o Brasil, o evento será promovido pelo Movimento Nacional pela Advocacia Pública, que reúne oito entidades representativas da advocacia pública nas esferas federal e estadual. O objetivo da iniciativa é conscientizar os parlamentares sobre a importância da PEC para o sistema de Justiça, para a melhoria da gestão pública e para o atendimento de toda a sociedade.

A PEC 82/07 foi aprovada por unanimidade, no segundo semestre de 2014, em Comissão Especial, cuja presidência ficou a cargo do deputado Alessandro Molon (PT/RJ). Desde então, a proposta aguarda votação em plenário.

Ao prever a autonomia administrativa, orçamentária e financeira para a Advocacia da União, Procuradorias dos Estados e dos Municípios, a PEC pretende corrigir desequilíbrio constitucional, equalizando o tratamento institucional dispensado às chamadas “funções essenciais à Justiça”.

O substitutivo aprovado na Comissão Especial, de relatoria do Deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), alterou substancialmente o texto original da PEC 82/07, bem como da PEC 452/09, retirando, por exemplo, a autonomia funcional e contemplando os instrumentos necessários para que as instituições responsáveis pela correta implantação das políticas públicas possam bem desempenhar sua missão constitucional.