Palestras marcam programação do Dia das Mães da APEB e PGE

A APEB e a PGE promoveram uma programação especial dedicada ao Dia das Mães, na última quinta-feira (14/05). As atividades começaram às 14h, na sede da Procuradoria (CAB), e tiveram como destaque a realização de duas palestras.
Com o tema “A Saúde Emocional da Mulher Enquanto Mãe”, a primeira delas foi ministrada pela psicóloga Ana Paula Rezende, que lembrou o quão importante é gerenciar as emoções para se manter estável, equilibrada e com uma boa saúde emocional: “Equilibrar as funções psíquicas é algo que aprendemos ao longo da vida. Ninguém nasce sabendo gerenciar as emoções. Adquirimos isso com a prática”, afirmou.

Quanto à forma de a mulher se relacionar com as pessoas, a psicóloga afirmou que é preciso que ela esteja bem consigo mesma. “Uma relação sólida se constrói com compromisso, não com emoção. É muito perigoso colocar a emoção como carro-chefe dos relacionamentos”, alertou.

Dando prosseguimento às comemorações, a nutricionista Márcia Mônica Ferreira ministrou a palestra “Desengordar ou Emagrecer? Eis a questão!”. Durante o debate, a palestrante falou sobre a busca pelo peso ideal: “Não vamos emagrecer, caso não mudemos nosso comportamento, nosso modo de lidar com o alimento. Temos que nos reeducar, refazer nosso padrão alimentar”, pontuou.

Ferreira falou, também, sobre a relação entre alimentação e qualidade de vida e a importância de se separar um tempo para fazer exercícios físicos. “Comer não traz só prazer. O alimento é uma fonte de nutrientes para o nosso corpo. Precisamos escolher melhor aquilo que ingerimos. Preferir sempre a fruta ao invés do suco, enriquecer nossa alimentação com fibra, evitar as gorduras e açúcares”, observou.

Ainda como parte da programação, as procuradoras, que receberam rosas da APEB, participaram de uma oficina de automaquiagem com a cabeleireira e maquiadora Emanuele Mucinni e de um coquetel de confraternização oferecido pela associação.