PEC 80/15 é admitida e terá mérito examinado pela Câmara dos Deputados

Foi retomada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJ) da Câmara, na última quarta-feira (15/07), a discussão das PECs 373/13, que trata da transposição de servidores da administração direta e indireta para os quadros dos membros das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal, e da 80/15, que impõe aos Estados, ao DF e aos Municípios a criação de procuradorias autárquicas e, assim, interfere no poder de auto-organização dos seus serviços jurídicos dessas unidades federadas.

Apesar de inadmitir a PEC 373/13, a CCCJ acabou admitindo a discussão do mérito da PEC 80/15, que deve ser feita em Comissão Especial, a ser constituída pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ou na própria CCCJ, caso, através da mudança a ser aprovada no seu regimento, seja assegurada à comissão competência para examinar o mérito de propostas de emenda à Constituição (PECs).

Somente se passar pela Comissão Especial ou por nova análise da própria CCJC, a PEC 80/15 pode ser submetida ao plenário da Câmara dos Deputados. “Respeitamos a decisão da maioria dos parlamentares da CCJC.
O amplo debate nas fases subsequentes permitirá demonstrar os equívocos e inconstitucionalidades existentes no texto da PEC”, concluiu o presidente da ANAPE, MarcelloTerto.