Lançada versão mobile do “Portal do Servidor”
Disponível para download nas lojas online de aplicativos para celular, foi
lançada a versão mobile do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br),
que é o canal de comunicação do Estado voltado, especialmente, para o
funcionalismo público. Com os principais conteúdos presentes no Portal, a
ferramenta, desenvolvida pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com
a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), terá
ampliada, ainda este ano, sua cartela de serviços, integrando as diretrizes da
administração estadual para a governança eletrônica, melhoria na prestação dos
serviços públicos e acesso do cidadão às informações do Estado.
Além de ter acesso às notícias mais recentes do Portal, o usuário que baixar o
aplicativo, inédito e em versão inicial, poderá ver, também, a lista de
parceiros do Clube de Desconto — programa que assegura aos servidores
abatimentos de até 50% em produtos e serviços de empresas conveniadas — e
acessar esta lista através da geolocalização — tecnologia que aponta todas as
empresas parceiras de acordo com a localização do servidor indicada pelo
celular. Outro destaque do aplicativo é o acesso ao contracheque, disponível a
todos os funcionários do estado.
“É de extremo interesse do Estado ampliar os canais de interação entre a
administração pública e o cidadão, com vistas a fomentar a governança digital, o
diálogo com a população e a melhoria dos serviços públicos prestados”, avalia o
secretário da Administração, Edelvino Góes.
A versão mobile do Portal do Servidor pode ser acessada por telefones celulares
que utilizem o sistema Android. Uma versão para usuários dos sistemas iOS e
Windows Phone também será disponibilizada em breve.
Governo Digital
Ainda neste sentido, está em processo de desenvolvimento, através da Saeb,
Prodeb e Casa Civil, o aplicativo Governo Digital, plataforma que pretende
agregar os serviços de diversos órgãos e secretarias estaduais.
A proposta é integrar sistemas já existentes, como aqueles que atendem à
Ouvidoria Geral do Estado, Delegacia Digital e Coelba, por exemplo,
disponibilizando serviços que possam ser feitos por meio do celular, apostando
nas novas tecnologias de comunicação e informação e na mobilidade do usuário.
“Com esta nova ferramenta, o cidadão irá unir esforços junto ao Estado,
tornando-se uma segunda instância na gestão pública”, concluiu o secretário
Edelvino Góes.