APEB apoia evento em comemoração aos 10 anos da Lei Baiana de Licitações

A Lei Baiana de Licitações e Contratos está completando 10 anos de existência. Para comemorar o aniversário, a APEB apoia, nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no CAB, um seminário voltado aos servidores estaduais que atuam com o tema. O objetivo do evento, desenvolvido pela PGE, pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), é levantar propostas de adequação da legislação que colaborem para aprimorar procedimentos e otimizar processos de licitação.

"A Lei Estadual 9.433/2005 é um diploma legal pioneiro e que muito impactou a legislação nacional por trazer, em seu bojo, a inversão de fases para todas as modalidades licitatórias, a desconsideração da personalidade jurídica do contratado, a fase de saneamento no procedimento de licitação, a possibilidade de redução consensual do valor do contrato acima do limite legal, o credenciamento e outras novidades", afirmou a procuradora-chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da PGE, Alzemeri Martins Ribeiro de Britto.

Na programação do evento, estão previstas palestras da ex-procuradora do Estado e membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Alice Gonzáles Borges, e da procuradora Edith Hupsel, que integrou a comissão responsável pelo anteprojeto da Lei de Licitações. Entre os assuntos debatidos, além do histórico da lei e seu impacto, estão temas como a nova lei federal de parcerias, as compras públicas sustentáveis, o desafio da terceirização e o regime das microempresas.

Revisão da lei - Criada com o objetivo de regulamentar, a nível estadual, a Lei Federal 8.666, a legislação baiana acabou se tornando uma referência nacional por ter promovido inovações como a inversão das fases nos procedimento de análise das propostas e habilitação dos concorrentes em licitações.