Prevenção à saúde cardiovascular é destaque na palestra "Desafios do Coração"

Promovido pela APEB, evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), na PGE, e contou com a participação do cardiologista Joberto Sena.

“As doenças cardiovasculares são as maiores causadoras de mortes no mundo. Só no Brasil, afetam 17 milhões de vidas por ano, a maior parte entre 15 e 69 anos”. As afirmações foram feitas pelo cardiologista Joberto Sena, diretor do Departamento de Prevenção Cardiovascular (Funcor) da Sociedade Brasileira de Cardiologia Seção Bahia (SBC-BA), na tarde desta quarta-feira (28/09), durante a palestra “Desafios do Coração”. Promovido pela APEB, o encontro aconteceu na sede da PGE-BA, no CAB, e fez parte do ciclo de ações de reforço à campanha “Setembro Vermelho – Siga seu Coração”, que também contou com atendimento da Vital Med durante todo o dia, fazendo exames gratuitos de aferição de pressão e de glicemia na PGE.

Abrindo a palestra, a vice-presidente da APEB, Cristiane Guimarães, destacou o evento como uma boa oportunidade para falar sobre o coração. “Nossa missão, hoje, é debater sobre esse órgão, que sofre tanto e tem tanto reflexo em nossa vida. Pincipalmente quando levamos em conta que as nossas emoções repercutem diretamente em nosso organismo”, disse.

Após a abertura, Joberto iniciou o debate falando sobre a promoção da saúde cardiovascular, com foco nos fatores de risco cardíacos. Segundo o cardiologista, esses fatores estão divididos em dois tipos: os não modificáveis, que não podem ser revertidos pelo paciente, como idade e carga genética, e os modificáveis, que podem ser prevenidos, a exemplo do tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial e alimentação inadequada.

“Contra os não modificáveis não podemos lutar. Mas os demais podemos prevenir por meio de uma série de ações, como uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, líquidos e sem sal; atividade física diária de, pelo menos, 30 minutos; evitar bebida alcoólica; parar de fumar; medir e controlar a pressão arterial, que, geralmente, é de 12 por 8; e consultar um médico com frequência”, explicou Joberto.

A segunda parte da palestra teve como tema “reanimação cardiopulmonar”. Nela, o cardiologista falou sobre a importância do que chamou de “suporte básico de vida”, ensinando condutas básicas a serem adotadas pela pessoa que presenciar uma parada cardíaca.

“A primeira coisa a se fazer é ligar para o Samu no número 192. Depois, ela deve certificar o quadro, seguindo os seguintes passos: primeiro, colocar o dedo na carótida da vítima e confirmar a sua frequência cardíaca. Segundo, inclinar a cabeça da vítima para facilitar sua respiração. E, por último, observar a elevação do tórax dela ao respirar”, ensinou.

Com a ajuda de um boneco, Joberto deu continuidade às dicas, demonstrando os procedimentos que devem ser adotados na confirmação da parada cardíaca. “Devemos ficar numa altura acima da que se encontra a vítima, trançar as mãos e, com o peso do corpo, massagear a região entre os seus mamilos, com 30 compressões para duas ventilações, em ciclos de dois minutos”, disse. “Desta forma, teremos feito os passos vitais do suporte básico de vida, que são verificar boa circulação, abrir a via aérea e garantir a ventilação do paciente”, complementou.

A palestra contou, ainda, com a interação do público, que tirou dúvidas e praticou as manobras de reanimação cardiopulmonar com a ajuda do palestrante.