Aberto XLII Congresso Nacional dos Procuradores em Vitória

Com o auditório do Centro de Convenções de Vitória lotado, foi aberta, na última terça-feira (11/10), a quadragésima segunda edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, que este ano aborda o tema “A influência do Novo Código de Processo Civil na atuação da Advocacia Pública”.

A solenidade de abertura reuniu mais de 500 procuradores de todo o país e contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, César Colnago. Entre os representantes da Bahia, estiveram presentes a vice-presidente da APEB, Cristiane Guimarães, o diretor de Convênios e Filiação da ANAPE e membro da APEB, Cláudio Cairo Gonçalves, o representante da associação no MOSAP (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Evandro Costa, além da comitiva da área fiscal da PGE-BA.

No discurso de boas-vindas, o presidente da APES, Leonardo Carvalho da Silva, ao agradecer a presença dos colegas, revelou as angústias envolvidas na preparação do Congresso Nacional e a sensação de dever cumprido. Ao final, desejou a todos que aprendam um pouco mais, mas que não deixem de se divertir.

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabelo Vieira, abordou a realidade da classe e os desafios enfrentados no dia a dia. Por sua vez, o presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais, Francisco Wilkie, pediu licença aos presentes para quebrar a liturgia e se dirigiu aos colegas declamando versos.

Em seguida, o presidente da ANAPE, Marcello Terto, reafirmou a satisfação de mais uma vez declarar aberto o principal evento da classe, esse ano com o lançamento da Cartilha da PEC 82, na próxima quinta-feira, pelo Movimento Nacional da Advocacia Pública, com a presença dos presidentes das associações da advocacia pública federal.

No discurso, reafirmou que o Estado é a última frente de combate para que os procuradores disponham de prerrogativas e condições essenciais para a execução do trabalho em defesa do Estado e do erário, no combate à corrupção.

Ao se manifestar aos presentes, o vice-Governador César Colnago reconheceu a importância do trabalho realizado pelos procuradores do Estado e que possibilita aos gestores uma administração segura e eficiente no campo jurídico. “Sejam bem-vindos e desfrutem das nossas belezas”, concluiu Colnago.

Na sequência, o evento teve o professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto como o palestrante da conferência de abertura. Ao final, o procurador do Estado do Rio Grande do Sul Tiago Gubert Cury foi agraciado com a placa do Prêmio Diogo de Figueiredo, concedida ao autor da tese vencedora entre as apresentadas em 2015.

Ao final da solenidade, foi servido um coquetel para os presentes.

Prestigiaram o evento o Vice-Presidente da OAB Nacional, Luís Cláudio da Silva Chaves, o secretário-geral adjunto, Ibaneis Rocha Barros, o presidente da seccional Espirito Santo, Homero Junger Mafra, o Presidente da associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais, Antonio Rodrigues e a Presidente do Conselho Deliberativo da ANAPE, Santuzza da Costa Pereira.