Reforma da Previdência em debate no Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da ANAPE está reunido na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, para tratar do projeto de Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. Participa da reunião o associado da APEB e diretor de Convênios e Filiação da ANAPE, Cláudio Cairo Gonçalves.

A Reforma da Previdência é objeto da PEC 287/2016, do Poder Executivo, que altera os arts. 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a Reforma da Previdência com as diretrizes gerais: unificação da idade mínima para homens e mulheres aos 65 anos; contribuição mínima de 25 anos; vedação ao acumulo de aposentadoria com pensão por morte; extinção das aposentadorias especiais para policiais, exceto militares e professores; contribuição dos trabalhadores rurais; regra de transição para homens com 50 anos ou mais e para mulheres com 45 ou mais, que ainda não tiverem condições de se aposentar no momento da aprovação das mudanças.

A comissão, integrada pelo Presidente da APESP, Marcos Nusdeo, pelo 1º Vice-Presidente, Telmo Lemos Filho, e pelo procurador do Estado de Minas Gerais Danilo Antônio de Souza Castro, apresenta as conclusões a que chegou e que servirão de embasamento para a Nota Pública que será apresentada pela ANAPE.

A intenção é aprovar manifesto contra pontos da PEC 287, que violam justas expectativas e são manifestamente desarrazoadas.

O Conselho Deliberativo deve analisar, ainda, o orçamento de 2017 e avaliar os resultados parciais do Diagnóstico das PGEs e PGDF, cujo prazo foi prorrogado para a participação dos procuradores e das PGES e PGDF, até o dia 31 de dezembro. As Diretorias de Prerrogativas ainda apresentará balanço das ações em andamento e a Legislativa, o andamento e perspectivas quanto aos projetos que têm o acompanhamento da ANAPE junto ao Congresso Nacional.

Fonte: ANAPE