ANAPE lamenta a morte do Ministro Teori Zavascki

A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – Anape lamenta a morte, nesta quinta-feira (19), aos 68 anos de idade, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, após a queda de uma aeronave em Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

Catarinense de Faxinal dos Guedes, nascido no dia 15 de agosto de 1948, o Ministro Teori Zavascki era reconhecido por sua grande capacidade técnica, dignidade e discrição. Sempre atento e respeitoso ao receber os advogados, o Ministro também integrou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde maio de 2003, participando da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Documentação, do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

O Ministro iniciou a trabalhar com advocacia em 1971, com escritório estabelecido em Porto Alegre (RS). De dezembro de 1976 a março de 1989, foi advogado do Banco Central do Brasil, onde exerceu o cargo de coordenador dos Serviços Jurídicos para o Rio Grande do Sul de outubro de 1979 a abril de 1986. Foi superintendente jurídico do Banco Meridional do Brasil S.A., no período de abril de 1986 a março de 1989.

Teori Zavascki era membro do Poder Judiciário desde 1989, quando foi nomeado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná), onde exerceu a presidência no biênio 2001-2003. O ministro formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1972. Na mesma universidade, obteve os títulos de mestre e doutor em direito processual civil.

Em 1980, ingressou na carreira acadêmica como professor concursado da disciplina de introdução ao estudo de direito, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de onde estava licenciado. Foi professor de direito processual civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de junho de 1987 a junho de 2005, quando assumiu a cátedra na Faculdade de Direito da UnB.

Com a confirmação da morte pelo seu filho Francisco Zavascki, a Anape se solidariza com a família neste momento de profunda dor e pesar e deseja força para superar a perda do inigualável e reconhecido jurista e homem público que o Ministro Teori Zavascki foi enquanto esteve presente neste plano da existência.

Brasília/DF, 19 de janeiro de 2017

A Diretoria

Fonte: ANAPE