APEB participa do II Congresso de Procuradores do Estado da Região Norte, em Belém-PA

O II Congresso de Procuradores do Estado da Região Norte, realizado em Belém-PA, nos dias 30 e 31 de outubro, traz como tema "O papel do Procurador do Estado no contexto das políticas públicas: transparência e eficiência no gasto público", e aprofunda as discussões voltadas à valorização da advocacia pública como instrumento garantidor da probidade e transparência. Logo na abertura, o Procurador Geral do Pará, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, palestrou sobre “Advocacia Pública e Políticas Públicas”.

A Associação dos Procuradores do Estado da Bahia – APEB, está representada por sua vice-presidente, Cristiane Santana Guimarães, que também participa da Reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE, incluída na programação desta terça-feira.
Pela manhã, durante o Painel intitulado “Aspectos Jurídicos da construção das Políticas Públicas", os Procuradores Mônica Martins Toscano Simões (Pará) e Marcello Terto e Silva (Goiás), falaram sobre “Políticas públicas e discricionariedade legítima" e "A autonomia como pressuposto da consensualização na administração pública", respectivamente.

A programação segue intensa nesta tarde, com os Painéis “O Estado na Defesa do Meio Ambiente Equilibrado", com Ricardo Sefer e Luciana Fonseca; "Aspectos da atuação das Procuradorias Estaduais na Recuperação de Créditos Fiscais", com Ana Carolina Gluck Paul Peracchi e Max Möller; e "Equilíbrio Fiscal, Previdência e a atuação das Procuradorias Estaduais", com Sérgio Oliva Reis e Telmo Lemos Filho. O evento, realizado pela Associação de Procuradores do Estado do Pará – APEPA, terá ainda a conferência de encerramento com o tema "A Defesa das Políticas Públicas em Juízo".

Cristiane Santana Guimarães acrescenta que o Congresso é uma oportunidade de rever e avaliar a atuação dos procuradores de Estado contribuindo na formulação, execução e orientação das políticas públicas. Ainda segundo Mônica Martins Toscano Simões, o Estado deve garantir prioritariamente a assistência ao núcleo essencial dos direitos fundamentais.