Procuradores de Estado de todo o Brasil reúnem-se em Salvador a partir desta sexta-feira, 31, para deliberar assuntos da Associação Nacional e participar do Seminário Advocacia Pública Inovadora

         

            Em comemoração aos 56 anos da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), celebrados neste mês, Salvador será sede da próxima reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE - Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal -, que ocorre nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 14 horas, no Novohotel (Rio Vermelho).

            De acordo com a procuradora Cristiane Guimarães, presidente da APEB, o encontro, que reúne os principais representantes dos entes federados dos procuradores, será um momento oportuno para debater, defender e assegurar importantes prerrogativas para a classe, o fortalecimento e os desafios da profissão, além de discussões para construção de cenários futuros da carreira, modelagens de gestão, e da interação comunicacional, que apresenta variações no ambiente organizacional de cada estado.

            Já no sábado, 01º de fevereiro, a partir das 08 horas, acontece o “Seminário Advocacia Pública Inovadora”, que conta com palestra de abertura de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional, e o painel “Advocacia Pública: Futuro do Presente”. Participam deste colóquio os procuradores Cibele Andrade Pessoa de Freitas Titonel (BA), que discutirá o tema “Teletrabalho”; Bruno Cunha Costa (BA), que vai debater as “Habilidades para a (Nova) Advocacia Pública do Futuro”; e Marcello Terto (GO), que encerra o painel, abordando “Honorários e Outras Prerrogativas do Advogado Público”.

            “Estamos entrando em uma mudança de era na qual a tecnologia permeia ainda mais o nosso cotidiano profissional. Nesse contexto, quais são as habilidades necessárias para o advogado público do futuro entregar cada dia mais valor, no desempenho de suas atividades?", questiona o procurador Bruno Cunha Costa. Em sua palestra, ele vai abordar se os procuradores devem encarar a Era Digital, disruptiva, como ameaça ou aproveitar essas novas ferramentas como auxiliares para entregar mais valor à sociedade.

            Durante o evento, será lançado o Prêmio de Inovação Joselita Cardoso Leão, que prestou relevantes serviços à classe, na função de ex-presidente e secretária-geral da APEB, entre 1998 a 2003, e procuradora-geral adjunta da PGE, com o objetivo de premiar as melhores ideias dos procuradores do estado da Bahia.

            Para interação entre os procuradores locais e os representantes estaduais, haverá um almoço de confraternização no domingo, 02 de Fevereiro, integração cultural e participação em uma das maiores festas populares baianas, o Dia de Yemanjá.

            Presentes no evento estão os procuradores Telmo Lemos Filho, presidente da ANAPE; Cristiane Guimarães, presidente da APEB; Vicente Martins Prata Braga, presidente da Associação do Ceará; Cláudio Cairo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ANAPE; o procurador-geral Paulo Moreno Carvalho e a procuradora-geral adjunta Luciane Rosa Croda, como representantes da PGE Bahia; entre outros profissionais da advocacia pública, a exemplo do presidente da Associação dos Procuradores do Município de Salvador, Eduardo Hassan.

            O evento é realizado pela APEB, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), a Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

voltar