APEB-BA prestigia sessão especial do “Março Mulher“





A presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, compôs a mesa da Sessão Especial em homenagem às mulheres, realizada na última sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa da Bahia.
O evento foi organizado pela Comissão dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Soane Galvão, e integra a programação do Março Mulher, mês que simboliza a luta de todas as mulheres que doaram e continuam doando as suas vidas a favor de uma sociedade mais justa, menos violenta e que valorize todas as contribuições que nós mulheres realizamos para a construção desse pais.
Na oportunidade, mulheres foram reverenciadas pelo exemplo de liderança e representatividade feminina no exercício de suas funções, inspirando baianas para efetivação dos seus direitos e ocupação dos espaços que desejam ocupar.
Entre as homenageadas esteve a ex-deputada Angela Sousa, indicada pela presidente da sessão, que atuou no Parlamento baiano por três mandatos consecutivos e atualmente mantém um importante trabalho social de apoio a jovens usuários de drogas.
A deputada Ludmilla Fiscina decidiu homenagear a procuradora-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e da União, Norma Angélica.
Já a deputada Cláudia Oliveira entregou a homenagem à presidente e à tesoureira/fundadora da Associação Ciranda da Vida, Vera Ruiz e Laura Arrochela, respectivamente. O projeto é voltado para a assistência na área da saúde oncológica na região de Porto Seguro e Eunápolis há 13 anos.
A parlamentar Neusa Cadore homenageou Iole Vanin, graduada em História pela Universidade Católica do Salvador, mestre e doutora em História pela Universidade Federal da Bahia.
A deputada Olívia Santana também preferiu destacar a vida de uma educadora, Georgina Gonçalves dos Santos, mulher preta, feminista, que conhece desde os movimentos estudantis.
Por fim, a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues foi homenageada pela deputada Fátima Nunes, que lamentou a pouca representatividade das mulheres nas câmaras municipais baianas e informou estar entregando a placa para “uma mulher do sertão”.