APEB institui medalha de mérito em homenagem a procurador centenário





Nesta terça, 18, a APEB instituiu, em ato assinado pelo presidente, Téssio Rauff, e pelo vice, Alexandre Araújo, a Medalha de Mérito da Advocacia Pública Evandro Dias Costa. O documento, o primeiro da atual gestão da APEB, é oficializado no dia em que o procurador aposentado completa 100 anos de vida, como forma de homenageá-lo.
A assinatura oficial aconteceu na sede da APEB, na presença de presidentes de associações de outros Estados e diretores da ANAPE que estão em Salvador para reunião do conselho deliberativo que aconteceu à tarde, no Mercure Hotel, Rio Vermelho.
O objetivo da honraria é reconhecer e incentivar a excelência e a dedicação dos profissionais atuantes na advocacia pública da Bahia e do Brasil por meio do reconhecimento de condutas e resultados que contribuam significativamente para a melhoria da atividade no Estado e no país.
Poderão ser contempladas com a medalha personalidades que conferirem apoio político a iniciativas que defendam e fortaleçam a missão dos procuradores do Estado, que ofereçam contribuição jurídica para desafios institucionais, entre outros critérios que podem ser conferidos no ato nº 01, publicado nos veículos institucionais.
A diretoria APEB também concederá a primeira medalha de forma póstuma à procuradora Alba Freire de Carvalho Ribeiro Da Silva, “em reconhecimento à sua incansável luta e contribuição, especialmente na defesa dos direitos dos Procuradores do Estado da Bahia durante sua trajetória profissional e, em especial, em sua gestão como diretora de Inativos”, conforme ato nº 2, também assinado nesta manhã.
Centenário e homenagem
O procurador aposentado Evandro Dias Costa, que completa 100 anos neste 18 de março de 2025 e está sendo homenageado, é um dos fundadores da APEB. Em depoimento gravado para vídeo institucional que marcou os 60 anos de fundação da entidade, ele relata o começo da associação, desde quando não existia ainda a Procuradoria Geral do Estado, em 1964, quando um grupo de procuradores de Estado, se reuniu na sala que abrigava o Departamento das Municipalidades, no Centro, para decidir pela criação de uma associação que defendesse e representasse a classe. Na época, os procuradores atuavam junto às secretarias, como consultores jurídicos.
Sempre presente aos eventos associativos da Bahia e do país, Evandro Costa também ajudou a construir a história do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE). Em sua trajetória, desde que o evento começou a existir, esteve presente em todas as suas edições; inclusive, em 2024, recebeu uma condecoração pela contribuição histórica, persistente e diligente como o mais antigo da categoria.
Costa dedicou a vida à carreira, participando da direção da APEB em diversas gestões. Depois de lutar por diferentes causas e acumular uma série de conquistas, passou a dedicar-se à causa dos aposentados e pensionistas, sendo representante da ANAPE no Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (MOSAP), criado pela entidade.
Esteve à frente de atividades desenvolvidas junto ao Congresso Nacional e que culminou com a criação da Frente Parlamentar mista em defesa da Previdência Social.
“O aposentado que pretende manter afinidade com a carreira que ocupou por muitos anos, acompanha as atividades dos colegas que ainda estão em exercício, não só através dos sites da ANAPE, APEB e da PGE, como também comparecendo aos Seminários, Congressos, Encontros e Assembleias Gerais das entidades citadas”, relatou em depoimento à APEB registrado no site institucional em 2012.