APEB homenageia procuradores aposentados em comemoração aos 49 anos da PGE

Dando continuidade às festividades em comemoração aos 49 anos da PGE, a APEB, em parceria com a Procuradoria, promoveu, na tarde da última quarta-feira (15/04), uma homenagem especial, dedicada aos procuradores aposentados. Além da apresentação “Eles Contam Roberto Carlos”, interpretada pelo grupo teatral “Procuratores”, o evento contou com a exibição de um vídeo sobre a história da PGE e com a entrega da primeira carteira de identificação oficial à procuradora aposentada Acy Meirelles, em representação aos demais aposentados.

“Estou muito emocionada, porque eu estava, há anos, sem ter um documento que provasse que sou procuradora aposentada. Agora, felizmente, o novo procurador-geral, Paulo Moreno, eleito pelos seus pares, achou que eu merecia receber essa homenagem, porque eu sou aposentada, mas ainda sou procuradora”, desabafou Acy.

Segundo o secretário-geral da APEB, Lafayette Pondé, a entrega das carteiras atende a um antigo anseio da associação: “Gostaríamos de destacar a importância da iniciativa do colega Paulo Moreno em conceder a carteira de aposentado e o cartão de acesso à PGE, uma antiga revindicação dos inativos e da própria APEB. A associação, inclusive, está encaminhando aos colegas aposentados o formulário para a obtenção das carteiras, que deverá ser devolvido até o dia 30 deste mês”, informou.

Emocionado, Paulo Moreno agradeceu o reconhecimento e falou sobre a importância dos aposentados na construção da história da PGE: “Temos um enorme sentimento de gratidão em relação à importância que a APEB e os aposentados tiveram e têm na construção da Procuradoria. Saibam que os senhores têm participação importantíssima na nossa história. Vocês, mais que ninguém, são os verdadeiros donos desta casa”, ressaltou Moreno.

Com opinião semelhante, Marcos Sampaio também destacou a importância dos procuradores aposentados e voltou a falar sobre a luta pela autonomia na advocacia pública: “É com muita alegria que participo, nessa fase de fortalecimento da classe, deste evento de hoje. Mais do que nunca, nós precisamos de vocês, colegas aposentados! Estamos vivendo uma fase em que, finalmente, conseguimos adquirir uma maturidade suficiente, para lutarmos pela autonomia das procuradorias. Gostaria muito que chegássemos aos 50 anos com o reconhecimento das procuradorias e da advocacia pública, principalmente no que se refere à aprovação da PEC 82. Esperamos poder contar com o empenho de todos vocês nesta luta, que é e sempre foi nossa”, destacou Sampaio.

“Eles Contam Roberto Carlos”

Desenvolvido em homenagem ao rei da música popular brasileira, o espetáculo “Eles Contam Roberto Carlos” arrancou risos e lágrimas da plateia. Recitando clássicos do cantor, o grupo, formado exclusivamente por procuradores do estado, mesclou humor e emoção em apresentação dirigida pela professora Dvani Zaize: “Como diria o rei, é muita emoção. Nossa sensação é de dever cumprido, de que tudo foi feito de uma maneira simples, como gostaríamos, colocando muito amor e dedicação. De todos os nossos processos, este foi o mais curto, mas, sem dúvida, o mais intenso”, destacou Dvani.

As homenagens foram encerradas com música e um refinado coquetel na Área de Convivência da PGE.