APEB aprova reforma estatutária em Assembleia Geral Extraordinária

A Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB) aprovou o anteprojeto que prevê a reforma estatutária da entidade, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde da última segunda-feira (17/08). Desenvolvida pela diretoria da APEB com a participação dos associados, a proposta foi criada com o objetivo de atualizar o estatuto e corrigir antigas distorções textuais. “A assembleia promoveu razoáveis inovações em seu regimento, eliminando as imprecisões e tornando-o mais operacional e dinâmico”, explicou o secretário-geral da APEB, Lafayette Pondé.

Entre as alterações, estão a aprovação da mudança do período de mandato da diretoria e de conselheiros da APEB, que, a partir da próxima gestão, passa de dois para três anos, permitida a reeleição; diminuição do número de diretores de oito para seis; permissão para o vice-presidente assumir a presidência em caso de vacância desta, uma vez que, até então, o associado mais antigo era responsável por assumir o cargo e convocar nova assembleia; permissão para a diretoria suprir eventuais vacâncias, sem a necessidade de se convocar nova AGE; eliminação do dispositivo que estabelecia a devolução de todas as mensalidades já pagas pelos associados, no caso de extinção da APEB e formalização da obrigatoriedade de contribuição dos que se afastarem do cargo de procurador e dos pensionistas.

Ainda na assembleia, foram discutidas questões ligadas à remuneração da classe, diárias de viagem de associados, nomeação de novos procuradores, promoções e atual cenário da advocacia pública no Brasil. Também foram aprovadas moção de agradecimento à OAB-BA pelo engajamento na luta contra a PEC 26, que veda o exercício da advocacia privada pelos advogados públicos, e as concessões do título de “Amigo da APEB” ao advogado Marcos Melo e de “Associado Benemérito” ao desembargador Marcos Gurgel. A moção será imediatamente encaminhada ao presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e a diretoria da associação agendará solenidade para entrega das honrarias aos homenageados.

“Hoje, é um dia histórico, porque, depois de muito tempo, conseguimos detectar e corrigir distorções que atravancavam nosso estatuto, tornando-o mais moderno e conectado à realidade da entidade. E o melhor de tudo foi poder contar com a colaboração dos nossos associados, que participaram ativamente do processo. Além disso, fico feliz, também, com o debate realizado sobre as demais questões envolvendo a APEB e a advocacia pública. Espero que, em breve, possamos colher os frutos que plantamos hoje e que possamos continuar caminhando rumo ao desenvolvimento e à melhoria da entidade”, comemorou Marcos Sampaio.