APEB participa de comemoração aos 50 anos da PGE

O presidente da APEB, Roberto Figueiredo, e a vice, Cristiane Guimarães, participaram, na noite da última quinta-feira (24), da cerimônia de comemoração aos 50 anos da PGE, no Teatro Castro Alves, em Salvador. No evento, o governador Rui Costa e o presidente ANAPE, Marcello Terto, receberam a Medalha de Mérito da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – honraria concedida pela Procuradoria, com o objetivo de prestigiar pessoas ou instituições que se distinguiram na prestação de relevantes serviços à PGE e a sociedade em geral. A celebração foi regada à música com show do cantor e compositor João Bosco.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, a homenagem feita ao governador da Bahia é uma maneira de reconhecer a relação de confiança entre as partes e a percepção de um trabalho sério e transparente que coloca a sociedade em primeiro plano. "Rui Costa é um governador que respeita a PGE e lhe atribui a devida importância. Sempre estimula que o órgão participe das deliberações de políticas públicas e não seja apenas uma instituição reagente. Sei também do compromisso da gestão dele. Ele coloca a sociedade sempre em prioridade e, mesmo com o momento difícil que o país passa, ele tem cumprido os compromissos e mantido os investimentos", destaca Moreno.

Criada pela Lei Estadual nº 2.320/66, que também instituiu a carreira de procurador do Estado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) é devotada ao estudo sério, meticuloso e responsável da ciência do Direito no território baiano. O órgão, vinculado especificamente ao gabinete do governador, tem como principal dever defender os interesses do Estado em meio jurídico. Os Procuradores representam o Estado nas assembleias gerais da sociedade de economia mista e empresas públicas, bem como nos conselhos das autarquias e fundações. Além disto, eles também oferecem consultoria jurídica ao Governo do Estado.

Entre outras autoridades, o deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, também foi homenageado. Estiveram presentes na cerimônia, desembargadores, juízes, procuradores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ministério Público do Trabalho (MPT/BA), Ministério Público Federal (MPF/BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Defensoria Pública (DP/BA), Ministério Público (MP/BA), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Advocacia Geral da União (AGU).

O show do cantor João Bosco no evento de aniversário da PGE foi custeado por associações dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), Baiana de Analistas e Assistentes de Procuradoria (Abaap), entre outras entidades.

Fonte: SECOM-BA.