Nova diretoria da APEB-BA toma posse em solenidade

A nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB-BA) tomou posse em movimentada solenidade, no Mercure Salvador Hotel, Rio Vermelho, na quinta, 30, reunindo autoridades, representantes de instituições do sistema de Justiça da Bahia e de entidades parceiras.

O evento também marcou a celebração dos 61 anos da APEB-BA e a entrega do Prêmio Alice Borges 2024, realizada antes da abertura da Assembleia Geral Ordinária, presidida pela procuradora Adriana Lopes Vianna, para empossar os novos membros que assumem a gestão no triênio 2025/2027.

Integraram ainda a mesa solene a então presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, o presidente eleito, Téssio Rauff de Carvalho Moura, a procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, que representou o governador Jerônimo Rodrigues; o diretor administrativo e financeiro da ANAPE, Helder de Araújo Barros, representando o presidente, Vicente Braga; a procuradora e secretária geral da OAB-BA, Cleia Costa, representando a presidente Daniela Borges; o vice-presidente da AMAB, Edsamir Mascarenhas, representando o CEO; a presidente da APMS, Maria Amélia Machado, e a procuradora adjunta de raça e gênero da OAB-BA e também, vice-diretora da ESA, Lilian Azevedo.

Na ocasião, a ex-presidente da entidade, Cinthya Viana, se despediu e relembrou os desafios que teve à frente da gestão no triênio 2022/2024, após apresentar um vídeo-resumo dos principais atos. “Essa missão abraçamos com muito amor, muita dedicação e muito comprometimento”, declarou revelando que o aprendizado obtido no período em que esteve na presidência a fez conhecer muito mais sobre a advocacia pública e “diria que mais ainda a respeito de natureza humana”,

Já o presidente empossado, Téssio Moura, falou sobre os planos para a atuação. “É nosso papel aproximar a população do trabalho estruturante que os procuradores fazem todos os dias com integridade. Integridade significa ter lealdade e transparência no tratamento de todos os nossos interesses coletivos, obter consenso e permitir que todas as posições sejam colocadas”, disse ao requisitar que todos os associados, juntos, fizessem sempre a mesma pergunta, de forma coletiva: “como poderemos melhorar a condição dos procuradores ativos e inativos e transformar a realidade desses procuradores para melhor?”.

Representando a ANAPE e o presidente Vicente Braga, que registrou mensagem em vídeo exibido durante a cerimônia, o diretor administrativo e financeiro da entidade, Helder de Araújo Barros, reforçou o apoio à APEB-BA e a defesa da autonomia para a carreira: “A autonomia é fundamental, necessária e urgente para a defesa sem amarras do estado democrático. (..) A ANAPE está ao lado da APEB em todas as suas lutas”.

Também presente no ato representando o governador da Bahia, a procuradora geral do estado, Bárbara Camardelli, em sua fala, ressaltou a importância da APEB-BA para o fortalecimento da advocacia pública e destacou a relevância da atuação coletiva na defesa dos interesses da categoria. Ainda comentou acerca da dedicação do novo presidente. “Como também ex-presidente, posso dizer o quanto isso nos exige uma dedicação que não se encerra nem quando nós achamos que estamos descansando”.

PRÊMIO ALICE BORGES E HOMENAGENS.

O evento foi marcado também pela entrega do prêmio Alice Borges, premiação que valoriza e incentiva a produção científica e intelectual dos procuradores. Foram destinados certificado e placa alusiva aos ganhadores.

Os procuradores Thiago Anton Alban (3º lugar) e Filipe Xavier Ribeiro (2º lugar) não puderam comparecer e foram representados pela então presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, e o presidente empossado, Téssio Moura. Elder dos Santos Verçosa, que ganhou em primeiro lugar, comemorou e agradeceu: “Agradeço a meus pais pelo apoio sempre prestado e também a Adriana (esposa), que me incentivou, cuidando dos detalhes para que eu tivesse concorrido”.

A filha da procuradora homenageada com a premiação (Alice Borges), Roselena Borges, esteve presente e recebeu uma condecoração. Ainda fez parte das homenagens uma salva de palmas ao fundador da APEB-BA e procurador decano, Evandro Costa, presente ao momento. O evento finalizou com um jantar dançante no restaurante do hotel, em clima de congraçamento.

CONFIRA AQUI OS MEMBROS EMPOSSADOS

 

VEJA AQUI GALERIA DE FOTOS