Webinar debate desafios da maternidade

Os desafios para se criar um filho, a importância das redes de apoio, a ausência de regras no processo de criação dos filhos, o imperativo da felicidade, a importância das relações humanas, a romantização da maternidade, os desafios da maternidade atípica foram alguns dos temas abordados no webinar “Os desafios da maternidade no século XXI” realizado pela APEB nesta terça, 16, em transmissão simultânea pelo Zoom e YouTube.

Com a mediação da presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia, Cinthya Vianna, o encontro teve como palestrantes o psicólogo Alessandro Marimpietri, a empreendedora social Joana Damásio, as psicólogas Ana Vilela Mendes Brandino e Isabella Barreto.

Cinthya Vianna iniciou o webinar destacando que não são poucos os desafios, dúvidas, interrogações e questões colocadas pelas mulheres, tudo se inicia a partir da gravidez. Enfatizou, também, que as mulheres têm que lidar com os desafios da estética e da perfeição.

Em seguida, Joana Damásio, que é presidente da Associação Abraço a Microcefalia, relatou os desafios da maternidade atípica em relação à acessibilidade e inclusão, destacando  a importância da troca de experiências e das redes de apoio. Expôs a realidade de sua filha Gabriela, que nasceu com microcefalia e síndrome congênita do Zika vírus, falando da fundação da ONG, que surgiu por meio da troca de vivências das famílias. Apresentou ao final, um vídeo institucional da ONG, da qual também é fundadora. Confira AQUI

Alessandro Marimpietri falou acerca dos desafios de se criar um filho no século XXI, acrescentando que não há regras na criação dos filhos, há a necessidade de se ter um olhar singularizado. Destacou os riscos do universo digital e a velocidade das transformações, acrescentando que a saída para lidarmos com essa realidade é o diálogo. “ O que fica da vida humana são as relações”.

Já a psicóloga Ana Vilela Mendes explanou sobre a necessidade de se ouvirem vozes diversas acerca da maternidade, que a mulher deve legislar sobre o próprio corpo. Relatou também que há uma subnotificação das doenças psíquicas, destacando a necessidade de se aprovarem projetos de lei para melhorar a assistência às mulheres, apresentou o vídeo Manifesto Maio Furta Cor, que relata sobre a importância de cuidar da saúde mental materna, campanha que inspirou a realização deste evento da APEB. Confira AQUI

Isabella Barreto ressaltou ainda que a saúde mental deve vir em primeiro lugar, colocando que não se pode romantizar a maternidade, que a mulher não suporta tudo, não é guerreia, é humana! Discorreu que ter um filho saudável, exige uma mãe saudável! A maternidade acompanha a mulher a vida inteira, não se dá apenas quando bebê, enfocando o importante “descompromisso com a perfeição”.

O webinar é um projeto permanente e periódico da entidade que visa promover uma roda de diálogo sobre temas recorrentes e contemporâneos que perpassam a construção de políticas públicas, a atuação do procurador do Estado e o enriquecimento da vivência dos seus participantes, seja na perspectiva pessoal ou profissional. O tema dessa edição foi inspirado também no Mês das Mães.

 ESTE WEBINAR PODE SER CONFERIDO NO CANAL DO YOUTUBE DA APEB-BA, ACESSE AQUI