APEB realiza Seminário Saúde Mental e Contemporaneidade em parceria com CEO

A APEB-BA, juntamente com o coletivo CEO – Carreiras de Estado Organizadas (AMAB, ADEP,IAF,ADPEB,AMPEB e AGGEB), realizou no dia 28/09, o seminário Saúde Mental e Contemporaneidade, no auditório Investigador Mestre Álvaro da Secretaria de Segurança Pública, no CAB. O encontro teve como referência a campanha Setembro Amarelo, cujo lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.

 

O evento, com transmissão simultânea pelo canal do Youtube da APEB-BA (ASSISTA AQUI), foi presidido pelo policial e presidente da Força Invicta, Igor Rocha, e mediado pela procuradora e presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, com a presença de representantes de diferentes carreiras.

 

Para a psiquiatra Ana Paola Robato, conferencista, falar de saúde mental é cada vez mais necessário. “Os estudos mostram que estamos adoecendo mentalmente. É uma oportunidade ímpar trazer esse tema à luz dessa discussão”, disse ao abordar o tema: “ Se precisar, peça ajuda. Criando esperança através da ação”. O médico Leonardo Baraúna,que também palestrou no encontro, destacou a importância de se unirem forças para combater um mal que assola a todos, que não tem faixa etária, que acaba impactando na família, no trabalho e no desenvolvimento do país. Baraúna falou sobre : “ Seus hábitos criam a sua realidade”.

 

O psicólogo Cristiano Costa ressaltouem sua palestra que as carreiras de estado representam muito para o funcionamento da sociedade e da democracia no estado. “Acompanhar a saúde mental dos membros e servidores desses órgãos e dessas carreiras é algo decisivo para a estabilidade do nosso próprio corpo social”.Costa, juntamente com a procuradora Cristiane Guimarães, foi responsável pela pesquisa "Saúde dos Procuradores", lançada recentemente pela ANAPE, que mapeou os níveis de saúde e qualidade de vida dos procuradores ativos e aposentados.

 

Os representantes das carreiras ressaltaram que o seminário foi de extrema relevância. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, presidente da ADPEB, o tema é de suma importância no momentoatual, em que as pessoas têm uma vida acelerada, atividades cada dia mais complexas. “As pessoas precisam ter esse olhar diferenciado no momento da ajuda incondicional, no que pese ser um momento difícil, a ajuda mútua é importante”.

 

A defensora pública Nayana Gonçalves, diretora da ADEP-BA, evidencia que o evento foi vanguarda, pois “é algo que a gente não vê comentar muito nas carreiras jurídicas, uma manhã de muito aprendizado, ficam os nossos parabéns pelo evento e que possamos ter mais esses diálogos como este, afinal pessoas doentes não conseguem trabalhar, não conseguem desempenhar bem as suas funções”.

 

Para a procuradora do estado e diretora de Direitos Humanos da ANAPE, Cristiane Guimarães, o seminário tem peso estratégico para o serviço público. “São necessárias políticas públicas para que possam ser evitadas situações de dificuldades pessoal e no trabalho”.

 

A presidente da APEB-BA Cinthya Viana destacou que setrouxe à discussão um tema importante, que é a busca entre o equilíbrio físico, mental e intelectual. “Buscar por esse equilíbrio deve ser constante”, finalizou.

(Fotos de Taís Vieira)