Evento discute formas de combate ao racismo

A Apeb realizou o Webinar Racismo Estrutural conjuntamente com o Seminário "Sistema Jurídico e atuação antirracista : contos e experiências", organizado pela Procuradoria Geral do Estado, no dia 28/11/23, na sede da PGE, no CAB.

Por conta da coincidência de data com o seminário, este webinar foi transmitido pelo Youtube Escola Virtual PGE Bahia, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da PGE, e ocorreu em formato híbrido.

Foram palestrantes do evento a professora da UFRB Dayane Brito , Camila Carneiro , presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA , Claudinei Rocha , procurador do estado de Goiás e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás , Paulo Fernandes, procurador federal da AGU e professor da UFRRJ, Antônio Pedro Ferreira da Silva , procurador federal e membro da Comissão da Igualdade Racial e da Comissão Especial de Compliance e Direito da OAB-BA e Germana Pinheiro , coordenadora geral do curso de Direito da UCSal. Também estava presente a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, representando o presidente do TJ-BA, Nilson Soares Castelo Branco.

Para a presidente da APEB Cinthya Viana, o Webinar foi uma oportunidade para conscientizar acerca da necessidade de se combater o racismo em todas as suas formas . Relatou acerca do racismo social :aquele que diz que você pode comprar e ter acesso a determinado produto ou serviço , mas as pessoas não vão lhe tratar da mesma forma que uma pessoa da raça branca.

A procuradora geral adjunta para assuntos jurídicos Patricia Saback , representando a procuradora geral do estado ,destacou que a promoção da igualdade racial hoje é uma política do governo estado da Bahia.

O webinar é um projeto periódico da entidade que visa realizar uma roda de diálogo sobre temas recorrentes e contemporâneos, tendo como público-alvo membros da carreira e de carreiras correlatas, além de servidores públicos em geral