APEB-BA celebra 60 anos com agenda comemorativa em 2024

A APEB-BA completa 60 anos de fundação em 2024. Para celebrar, uma agenda de atividades vem sendo montada pela diretoria.

Além do selo alusivo, aplicado à logomarca da entidade e já divulgado, integram a agenda homenagens, exposição de memórias, vídeo com resgate da história, sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia e cerimônia, a qual abrirá as comemorações no próximo dia 31 de Janeiro, no Hotel Mercure (Rio Vermelho), às 16h.

O evento vai reunir membros da classe, autoridades e convidados. Representantes de associações de procuradores de outros estados brasileiros também estarão presentes, inclusive o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito federal (ANAPE). Veja abaixo a programação!

Fundada em 30 de Janeiro de 1964, a Associação dos Procuradores do Estado da Bahia participou ativamente da criação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, instituída em 4 de abril de 1966, nos termos da Lei Nº 2.320. À época de sua fundação, um grupo de procuradores teve a ideia de criar uma associação que pudesse representar os interesses da carreira. Entre estes estavam Evandro Costa, Evandro Guerra, Heraldo Guerra, Osvaldo Sá Menezes, Orlando Senna Farias, Omiro de Assis e Silva. Os procuradores, até então, atuavam como consultores e assistentes jurídicos junto às secretarias e demais órgãos do governo estadual.

A APEB-BA teve como primeiro presidente o procurador Osvaldo Sá Menezes, foi considerada como entidade de utilidade pública em 1976, adquiriu a sede própria em 2003. Ao longo de sua trajetória, acompanhou as principais lutas e embates do cenário nacional, local e jurídico para garantias das prerrogativas dos advogados públicos e servidores públicos.

O total de 19 procuradoras e procuradores (Veja aqui quem foram) assumiu a presidência da entidade até os dias de hoje, quando a programação pensada busca resgatar a história e reverenciar os seus fundadores, os que construíram os primeiros passos, conforme relatou a presidente da APEB-BA, Cinthya Viana. “Homenagear o passado é extremamente importante para construir um futuro com memória e história”, disse a presidente da APEB-BA.

PROGRAMAÇÃO SOLENIDADE 60 ANOS DA APEB-BA – ABERTURA DA AGENDA CELEBRATIVA 2024

DATA: 31/01/2024

LOCAL: HOTEL MERCURE (Rua Fonte do Boi, 215, Rio Vermelho)

*Abertura

* Execução Hino Nacional e Hino da Bahia

*Pronunciamento presidente da ANAPE, Vicente Braga

*Pronunciamento presidente da APEB-BA, Cinthya Viana

*Homenagem a ex-presidentes fundadores

(Evento para convidados e membros da classe)