Solenidade marca 60 anos da APEB-BA e abre agenda de comemorações em 2024

Solenidade que reuniu procuradores e autoridades marcou os 60 anos da Associação dos Procuradores Públicos do Estado da Bahia (APEB-BA), na última quarta, 31, no Centro de Convenções do Hotel Mercure, no Rio Vermelho, numa cerimônia festiva.

 

Após a execução do Hino Nacional, o evento, que abre agenda comemorativa para 2024, foi aberto pela presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, que deu as boas-vindas e fez agradecimentos aos presentes e a todos os que auxiliaram a associação a organizar e a viabilizar a cerimônia. Cinthya convidou a assistir o vídeo documento realizado pela associação que traz retrospectiva da história e das memórias da fundação da entidade.

 

A mesa solene foi composta também pela procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli; pelo 2º vice-presidente da ANAPE, Ivan Luduvice; pela presidente da OAB-BA, Daniela Borges; pelo presidente da AMATRA 5, desembargador Agenor Calazans Filho; pela promotora de Justiça Patrícia Matos, representando a procuradora geral de Justiça, Norma Cavalcanti; pela superintendente da Câmara de Mediação e Arbitragem da APEB-BA, Renata Fabiana Silva, pela corregedora geral da PGE, Aline Solano, e pelo procurador geral do município, Eduardo Porto.

 

A presidente da OAB, Daniela Borges, foi a primeira a discursar destacando que é importante honrar esta história, pois “ao fazer pela advocacia pública, faz-se por todo o estado da Bahia”. “A OAB está ao lado da advocacia pública, juntos, unidos em torno de um propósito”, afirmou. A procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, ressaltou que a instituição precisa da classe para ter autonomia na voz.  “A associação é o coração de uma luta política, nessa luta é que conseguimos a vitória da classe”, disse ao relembrar suas gestões na presidência da entidade.

 

O segundo vice-presidente da ANAPE, Ivan Luduvice, falou da importância de celebrar o passado, entender o presente para evitar erros futuros. “Celebramos hoje a história da advocacia pública. A APEB é a entidade mais antiga do sistema ANAPE”. Por fim, a presidente da APEB-BA relembrou a longa história de lutas, construção e diálogo, marcada por dedicação e força de vontade. “Cada instante deve ser celebrado, a história deve ser registrada, para nos fortalecer, precisamos conhecer as nossas origens”, disse.

 

O evento teve a participação dos músicos Priscila Magalhães, Peu Souza e Pablo Moraes, que entoaram canções clássicas do axé da Bahia e deram um tom bem regional ao momento. Uma exposição de fotos e documentos, “60 anos da APEB-BA : Histórias e Memórias” na entrada do espaço remontou fatos históricos e festivos da classe em todo o período. O encerramento ficou por conta da homenagem entregue a todos os ex-presidentes da APEB-BA.

 

A solenidade contou ainda com a presença de representantes de entidades parceiras e de associações de procuradores dos estados de São Paulo, Paraná, Tocantis, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Belém, Amapá, Rio Grande do Sul, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas e do Distrito Federal.

ACESSE AQUI GALERIA COMPLETA DE FOTOS (Taís Vieira)