Café com Advocacia Pública reúne representantes da carreira

Procuradores do Estado participaram na sexta, 4, do Café com a Advocacia Pública, realizado pela OAB-BA com apoio de entidades representativas dos advogados públicos na Bahia; entre elas, a APEB-BA.

O objetivo do evento, ocorrido na Secretaria Municipal de Cultura (Comércio), é abrir espaço para membros da classe apresentarem suas demandas, para o diálogo e a busca em conjunto de soluções e encaminhamentos. “A OAB vai até a advocacia para ouvir, dialogar e pensarmos juntos soluções. Não nos furtaremos de estar ao lado de vocês. Somos uma única advocacia”, disse a presidente da OAB-BA, Daniela Andrade, ao abrir o momento, destacando que a advocacia pública atua todos os dias com o interesse público. Segundo ela, a carreira tem dado contribuições extremamente relevantes para os avanços do país.

A presidente da APEB-BA, Cinthya Viana, ressaltou o papel político institucional da OAB-BA, por meio de suas atuações, destacando a da PEC da autonomia e a das ações diretas de inconstitucionalidades. “Há muito tempo estamos sendo afetados nestas questões pertinentes ao nosso trabalho, a todo momento somos atacados e o apoio e a defesa institucional da OAB tem sido presente”, disse ressaltando situações como a de Goiânia, da redução de honorários advocatícios. “É necessária a união de todas as instituições, sozinhas não conseguem nada. Precisamos trabalhar em rede, unidos e articulados”.

Segundo Elder Verçosa, procurador do Estado e presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-BA, a Ordem é o ponto de convergência de toda a classe, e sempre se mostrou acolhedora, por isso, a importância desse evento.

Integraram ainda a mesa de debates a presidente da APMS, Maria Amélia Machado; a representante da ANAFE na Bahia, Bianca Tourinho, e a presidente da ANPM, Lilian Azevedo.

O momento, em um clima aconchegante, abriu para falas dos presentes. Houve pontuações a respeito da saúde mental dos advogados públicos, da estrutura de trabalho, da aposentadoria e ameaças às prerrogativas.

Essa foi a oitava edição do evento; dessa vez, voltado para advogados públicos. As entidades entregaram, ainda, uma homenagem à presidente da OAB-BA pela atuação. 

 

 

(Fotos Angelino de Jesus/OAB-BA)